Na década de 60, pela primeira vez na história, a moda começou a se concentrar nos adolescentes. Os modelos mudavam tão depressa que os fabricantes tinham dificuldades para renovar os estoques com a rapidez necessária.
A década de 60 parecia uma corrida frenética das jovens para comprar o ultimo look, e dos estilistas para produzir o próximo. As mudanças eram a conseguencia de uma incerteza geral quanto ao futuro e de um desejo de se rebelar.
Para os estilista de moda nessa época, o corpo era tido como objeto para criação, uma tela humana sobre a qual poderia ser pintada. As saias eram mais curtas, ate mesmo que a dos anos 20 nos dias loucos, os cabelos compridos e soltos ou curtíssimos. Essa atmosfera também ficou evidente nas artes: uma nova energia e inspiração produziram o Pop Art, filmes e peças revolucionárias em sua critica social mordaz, novos escritores, um novo estilo literários, novos músicos tocando um novo tipo de musica.
Em metade da década as saias chegaram a altura das coxas, os decotes se aprofundaram e as blusas se tornaram transparentes. Cada tipo de roupa era acompanhado por uma maquilagem diferente, penteado e bijuterias especiais.
No final da década, os adolescentes que chamaram a atenção para os problemas e necessidades do seu grupo já estavam mais velhos e a medida que as rebeliões perdiam força a atmosfera também mudava. A atmosfera mudou tanto que era quase de outro mundo. A coleção de Paco Rabanne em 1967 levou a moda a era espacial e toda a fase mais radical ao limite.
A nova fase que chegou para substitui-la também era de outro mundo, porem com forma mais humanóide.
Principais movimentos/influencias artísticos:
- Psicodelismo: rejeição ao modernismo(ex: Op art)
- Pop art: causou maior impacto sobre o design comercial
- Influencia italiana: designers italianos inovaram com o plástico em diversas peças, como na cadeira Sacco.
- Influencia musical: The Beatles.
- Viagem espacial.
As criaçoes de moda inpiraram-se na viagem à lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário